UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS BENZODIAZEPINICOS POR USUÁRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM UM MUNICÍPIO DO EXTREMO SUL CATARINENSE

Autores/as

  • Wanice Lemos Valério Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Indianara Reynaud Toreti Becker Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumen

Este artigo teve como objetivo analisar a utilização de benzodiazepínicos e o perfil dos usuários em um município de Santa Catarina. Trata-se de pesquisa do tipo quantitativa, de cunho descritivo com levantamento exploratório dos dados. A pesquisa foi desenvolvida na farmácia da unidade central do município onde os dados foram coletados do sistema de dispensação de psicotrópicos a partir das fichas cadastrais dos pacientes usuários no período de janeiro a dezembro de 2012. Os resultados demonstraram que 7,4% da população municipal está em uso de algum benzodiazepínico pelo Sistema Único de Saúde, com predomínio do sexo feminino entre os usuários. A idade dos usuários variou entre 16 e 100 anos, com média de 54,80 anos para as mulheres e 57,47 anos para os homens. Quanto ao grau de escolaridade, 69,41% dos usuários de benzodiazepínicos não concluiu o ensino fundamental, enquanto que 18,35% possuem ensino fundamental completo, e 12,65%, ensino médio e superior. O clonazepam foi o medicamento mais consumido pela população em 2012. Este trabalho demonstrou que a utilização de benzodiazepínicos ainda é grande e crescente, deixando a preocupação em relação ao uso indiscriminado de psicotrópicos, principalmente o consumo de benzodiazepínicos, sendo necessário implementar políticas que garantam o uso racional destes medicamentos para preservar a saúde da população e a redução de gastos públicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wanice Lemos Valério, Universidade do Extremo Sul Catarinense

FARMACEUTICA GENERALISTA, 24 ANOS, CASADA, FORMADA PELA INSTITUIÇÃO UNESC E EM FASE DE CONCLUÃO DA MONOGRAFIA PARA TITULO DE ESPECIALISTA EM GESTÃO DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE PELA MESMA UNIVERSIDADE. ATUALMENTE FARMACEUTICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACAJÁ.

Indianara Reynaud Toreti Becker, Universidade do Extremo Sul Catarinense

farmaceutica e professora mestre da universidade do extremo sul catarinense (UNESC).

Publicado

2014-10-21

Número

Sección

Gestão em Saúde