ESPAÇO, SUBJETIVIDADE E DESENRAIZAMENTO CULTURAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO DA CIDADE PELOS IMIGRANTES GANESES CHEGADOS A CRICIÚMA A PARTIR DE 2014

Autores/as

  • Samuel Carlos da Rosa de Oliveira Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Leonardo da Costa Bernardo Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
  • Thaise Sutil Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
  • Teresinha Maria Gonçalves Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Danrlei De Conto Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.18616/ta.v23i0.3908

Resumen

Este artigo pretende analisar o processo de apropriação do espaço de imigrantes ganeses na cidade de Criciúma, SC. Insere-se no âmbito da Psicologia Ambiental – PA. O conceito de apropriação do espaço é uma das principais concepções da PA e refere-se à relação do indivíduo com o seu ambiente. O espaço apropriado reflete elementos da história pessoal e social do indivíduo e de sua subjetividade. Espaço e lugar são categorias teóricas trabalhadas, que servem como elementos de análise das entrevistas. O problema de pesquisa está assentado nos entraves que esses imigrantes têm que enfrentar para se apropriarem do espaço da cidade de Criciúma devido às dificuldades de assimilar uma nova cultura em virtude do recente desenraizamento cultural. O coletivo da pesquisa foi composto por cinco pessoas filiadas à Associação da Comunidade de Ganeses de Criciúma-SC (COGACRI). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, cujo método utilizado foi o estudo de caso e a técnica de coleta dos dados foi a observação sistemática, entrevista semiestruturada, com perguntas abertas e fechadas.

Palavras-chave: subjetividade, apropriação do espaço, psicologia ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samuel Carlos da Rosa de Oliveira, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Acadêmico do curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Leonardo da Costa Bernardo, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Acadêmico do curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Thaise Sutil, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Teresinha Maria Gonçalves, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Professora titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (mestrado e doutorado) e no curso de Psicologia.

Danrlei De Conto, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Acadêmico do curso de Engenharia de Agrimensura Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Publicado

2017-11-28

Cómo citar

Oliveira, S. C. da R. de, Bernardo, L. da C., Sutil, T., Gonçalves, T. M., & Conto, D. D. (2017). ESPAÇO, SUBJETIVIDADE E DESENRAIZAMENTO CULTURAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO DA CIDADE PELOS IMIGRANTES GANESES CHEGADOS A CRICIÚMA A PARTIR DE 2014. Tecnologia E Ambiente, 23, 16–28. https://doi.org/10.18616/ta.v23i0.3908