A VIVÊNCIA DOS FAMILIARES DE PACIENTES COM DEPRESSÃO
Resumen
A depressão é considerada um grave problema de Saúde Pública. O presente estudo teve como objetivo identificar a vivência dos familiares de pacientes com depressão em tratamento no CAPS no município de Araranguá-SC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória e de campo, realizada com 7 familiares de pacientes com depressão em tratamento no CAPS. Os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada e analisados a partir da categorização de dados. Os resultados da pesquisa denotam o grande impacto da depressão na vida cotidiana do familiar; as mudanças que foram necessárias para o cuidado; o medo de lidar com a doença; e o não saber como se aproximar e manter o diálogo relacionado ao isolamento do paciente com depressão. Os familiares vivenciam dificuldades inerentes ao cuidado do portador de depressão; a preocupação, sentir-se perdido com a doença e a necessidade de ter força para ajudar. As narrativas desvelaram a dor, as dificuldades e sofrimentos vivenciados pela família. Somente através da reflexão sobre o processo de cuidado que envolve a doença mental e o conhecimento da realidade vivenciada pelos cuidadores na ótica dos próprios sujeitos pesquisados poderemos ter uma aproximação da realidade vivenciada na cultura dos mesmos.Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.