PROCESSOS DE HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA HOSPITALAR
Abstract
Apresentação do tema: O estudo buscou entender os processos de humanização no atendimento de Urgência e Emergência hospitalar, e as dificuldades estruturais e profissionais encontradas pelos envolvidos na prática, com base em artigos publicados nas plataformas Periódicos Fiocruz e Capes durante o período de 2009 a 2016. Objetivo: Como enfoque, o estudo buscou analisar a atenção prestada ao usuário no pronto atendimento das urgências e emergências baseada na Política Nacional de Humanização a partir de uma revisão de literatura. Desenvolvimento: O método da revisão bibliográfica buscou-se os temas ‘Humanização’, ‘Pronto Atendimento’ e ‘Acolhimento’, resultando em 58 artigos encontrados, dos quais apenas 3 encaixaram-se nos critérios da pesquisa. Os artigos descrevem a ideia por trás do processo de humanização, seu funcionamento, sua importância e seus resultados positivos, mas ao mesmo tempo demonstraram os problemas enfrentados no processo de humanização do atendimento, que são causados por uma série de fatores como a infraestrutura precária dos locais de atendimento que não comportam o volume de pacientes, o número exorbitante de pacientes em si, a sobrecarga e os valores dos trabalhadores da área. Considerações finais: A proposta de humanização em UE hospitalar, de uma forma ético, estético e política busca ações de corresponsabilidade, protagonismo e autonomia quanto às práticas de atenção e gestão na rede SUS (Brasil, 2004). Contribuindo para aliviar a carga para os funcionários atuantes neste atendimento, além de atenuar situações estressantes aos pacientes. O desafio da psicologia nesse âmbito está em ampliar a visão dos profissionais de saúde, acolhendo-os e ofertando capacitação para a realização do acolhimento qualificado.
Palavras-chave: Humanização do cuidado. Hospital. Integralidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.





