PREVALÊNCIA DE DISFUNÇÃO NEUROCOGNITIVA PÓS OPERATÓRIA EM CIRURGIA CARDÍACA EM UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE E REFERÊNCIA DO SUL DE SANTA CATARINA
Abstract
As complicações neurológicas da cirurgia cardíaca têm sido reconhecidas desde a descrição inicial na década de cinquenta. O conhecimento de marcadores de risco é importante para a compreensão da patogênese e, com isso, planejar estratégias que possam minimizar desfechos desfavoráveis. O objetivo dessa pesquisa buscou conhecer a prevalência de disfunção neurocognitiva após a cirurgia cardiovascular em um hospital de referência e grande porte do sul de Santa Catarina no período de Outubro de 2011 a Fevereiro de 2012. Realizamos um estudo observacional, transversal e descritivo, no qual os dados foram levantados mediante aplicação de questionários. Dos 20 pacientes entrevistados, obteve-se uma totalidade de raça branca, predomínio de relacionamento estável (75%), sendo a maioria tabagista (60%), com baixa escolaridade (45%), não havendo mortalidade do intercurso operatório à alta hospitalar. A maioria das cirurgias não teve indicação de circulação extracorpórea (75%) e a maior parte dos pacientes não apresentou disfunção neurocognitiva no pós-operatório (60%). Verificou-se ainda que os participantes do estudo apresentaram risco moderado de complicações pós-cirurgia cardíaca.Downloads
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.