AÇÕES DO MUSEU DA INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO VIRTUAL COM CRIANÇAS DO COLÉGIO UNESC
DOI:
https://doi.org/10.18616/re.v7i1.7927Resumo
Resumo: O presente artigo é resultado de reflexão sobre ações desenvolvidas pelo Museu da Infância (MI) em tempos da pandemia disseminada pela Covid-19. Pensar as possibilidades de fazer chegar aos lares e escolas materiais virtuais que pudessem contribuir com a formação educacional de estudantes foi o ponto focal. Por mais que o momento se apresentasse difícil para todos, os professores buscaram inovar suas práticas educativas e a equipe do MI refletiu, planejou e desenvolveu atividades de interação e mediação a fim de contribuir com o processo educativo de crianças. Por se compreender que estar em isolamento social é diferente de ficar isolado, buscou-se a utilização de tecnologias virtuais para a interlocução entre estudantes, professores e pessoas interessadas em intercambiar ações museais. Assim foram elaborados pequenos vídeos, jogos e uma mediação virtual pelo serviço de comunicação Google Meet. O artigo começa caracterizando o processo inicial da pandemia na região circundante bem como o entendimento do significado de isolamento social e, na sequência, apresenta um pequeno histórico das tecnologias educacionais. Continua descrevendo o processo vivido pela equipe do MI para a elaboração de vídeos sobre como se brinca e se joga a Amarelinha e as Cinco Marias e relata a concepção de outras brincadeiras virtuais. Ao final, expõe a experiência de mediação virtual com crianças do 2.º ano da professora Juliana P. Guimarães, do Colégio UNESC, realizada em junho de 2020. No todo, o corpo da escrita tece uma compreensão sobre o processo de execução das ações museais, permeadas pelo episódio da pandemia, fundamentada em autores como Cechinel (2020), Dunker (2020), Peixoto (2020), Rodrigues (2020), Salgado (2016), Souza, Tamini e Santos (2020) e Torrezan (2020).
Palavras-chave: ensino; infância; mediação; museu; pandemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
