ANÁLOGOS DE GLP-1 NA DOENÇA DE PARKINSON: UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v14i5.8576Resumo
A Doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurodegenerativo que afeta a mobilidade e a função cognitiva, com origem na perda de neurônios produtores de dopamina. A compreensão da DP e o desenvolvimento de novas terapias são desafiadores devido à complexidade dos mecanismos neuronais envolvidos. O objetivo desta revisão foi investigar a eficácia dos análogos de GLP-1 como tratamento potencial para a DP, explorando seus efeitos neuroprotetores e a capacidade de melhorar os sintomas motores e não motores. Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados PubMed, Scopus, Lilacs e Web of Science, utilizando os descritores “Parkinson's Disease” e “GLP 1 Receptor”. Foram selecionados estudos que abordaram o uso de análogos de GLP-1 em modelos pré-clínicos e clínicos de DP. Os resultados mostraram que, os análogos de GLP-1 possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e neuroprotetoras em modelos de DP, sugerindo um potencial terapêutico. Estudos clínicos preliminares indicam melhora nos sintomas da DP, mas são necessários mais ensaios clínicos randomizados para confirmar esses resultados. Portanto, os análogos de GLP-1 emergem como uma promissora classe de fármacos para o tratamento da DP, com a possibilidade de oferecer benefícios além do controle glicêmico, incluindo neuroproteção e melhora dos sintomas motores e não motores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.





