PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO EM EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE IÇARA – SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v15i3.6905Resumo
A amamentação previne o câncer de mama, aumenta o intervalo inter partal e reduz o risco de a mulher desenvolver diabetes ou câncer de ovário. Países de alta renda têm menor duração da amamentação do que países de baixa e média renda, mesmo nos países de baixa e média renda, apenas 37% das crianças menores de 6 meses são exclusivamente amamentadas. Analisamos os aspectos relacionados à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno nas Estratégias Saúde da Família do município de Içara. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa de característica descritiva. O estudo será realizado com enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do município de Içara. A coleta de dados foi por meio de um questionário com 15 enfermeiros das Unidades de Saúde do município de Içara, onde os dados das perguntas abertas foram analisadas conforme os preceitos das perguntas, foram analisadas de forma descritiva, ambos alicerçado no documento base para Política de Aleitamento Materno e autores clássicos sobre a temática. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa sob o parecer número 4.943.988. As dificuldades para promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno predominaram aspectos relacionados as decisões culturais e a falta de adesão dos usuários aliado a aumento da carga de trabalho dos profissionais de saúde. Por sua vez as potencialidades vincularam-se a adesão as orientações dos profissionais, existência de atividades educativas, melhoria do vínculo no pré-natal, orientações da equipe. As equipes de saúde do município de Içara têm atuado na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, mas ainda existem grandes desafios para a implementação dos documentos básicos que norteiam a política de aleitamento materno.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.





